Uma nova coleção de moedas da Royal Mint (Casa da Moeda Britânica) vai homenagear o lendário vocalista do Queen, Freddie Mercury (Foto: Royal Mint/PA Wire).

O tributo, que inclui um design intrincado capturando Mercury em meio a uma performance, foi motivo de orgulho e emoção para sua irmã, Kashmira Bulsara, que declarou: “Fabricar a primeira moeda na Royal Mint foi um momento tão emocionante e cheio de orgulho para mim. Freddie teria ficado absolutamente encantado em se ver homenageado dessa forma e em saber que sua família fez parte de tornar esse tributo realidade.”

A moeda especial destaca diversos aspectos do talento de Mercury, como seu famoso alcance vocal de quatro oitavas, simbolizado por uma pauta musical ao redor da borda.

O design também se inspira na memorável apresentação no Live Aid, comemorando 40 anos desde o concerto de 1985 e o lançamento de seu álbum solo, "Mr. Bad Guy".

Freddie Mercury
Freddie Mercury (Foto: Royal Mint/PA Wire)


Rebecca Morgan, diretora de moedas comemorativas da Royal Mint, comentou sobre a contribuição especial da irmã do frontman do Queen para o projeto: "Ter Kashmira para cunhar a primeira moeda do Freddie Mercury foi incrivelmente comovente e tornou este projeto ainda mais especial.”

A moeda representa a energia implacável de Freddie e o legado que ele deixou, inspirando gerações com clássicos como "Bohemian Rhapsody", "We Will Rock You" e "Don't Stop Me Now".

Além da coleção de moedas, uma edição de ouro será doada ao Mercury Phoenix Trust, instituição de caridade dedicada à luta contra o HIV e Aids, com planos de leiloar a peça para arrecadar fundos.

As moedas estão disponíveis no site da Royal Mint, com preços a partir de £18,50 (aproximadamente R$ 129,17) para a versão não circulada, chegando até £9.350 (aproximadamente R$ 65 mil) para a edição de ouro. Parte das vendas será destinada à loja oficial do artista.